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Submissões

INSTRUÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O 19º Seminário de História da Cidade e do Urbanismo (SHCU 2026) aceitará submissões em duas modalidades:

1. Artigo completo, destinado a pesquisas concluídas ou em fase avançada da pesquisa;

2. Resumo expandido e painel de iniciação científica, destinado exclusivamente a pesquisas em desenvolvimento ou concluídas de alunos de graduação.

Modalidades de Submissão

1. Artigo completo

Destinado à apresentação de pesquisas concluídas ou em estágio avançado, que apresentem resultados e contribuições efetivas ao campo da história da cidade e do urbanismo.

a) O texto não deverá exceder 10.000 palavras, incluindo o resumo em português, inglês e espanhol, legendas, notas de rodapé e referências bibliográficas;

b) O arquivo deve ser submetido em formato .doc ou .docx, seguindo rigorosamente o template disponibilizado no site do evento;

c) Idiomas aceitos: português, espanhol ou inglês;

d) Cada autor poderá submeter até três artigos ao evento;

e) Cada artigo poderá ter até três autores;

f) A submissão deve ser feita exclusivamente pela Plataforma OJS, até a data de 09/03/2026.

g) As avaliações serão realizadas às cegas por pares, portanto, o nome dos autores e suas afiliações devem ser omitidos no documento de submissão.

Para que o trabalho seja incluído na programação de apresentações e publicado nos anais do evento, ao menos um dos autores deve estar inscrito e confirmar sua participação presencial no SHCU 2026.

2. Resumo expandido e painel de Iniciação Científica

 

Dando continuidade à modalidade inaugurada na edição anterior do Seminário, e com o propósito de fomentar a pesquisa científica na graduação e incentivar a formação de novos pesquisadores, o SHCU 2026 reserva um espaço especial para a submissão de resumos expandidos e a posterior exposição de painéis de iniciação científica. A iniciativa visa promover o intercâmbio entre diferentes gerações de pesquisadores e proporcionar aos estudantes a oportunidade de compartilhar o desenvolvimento e os resultados de suas investigações.

a) Submissão por meio de resumo expandido, em formato .doc ou .docx, conforme o template disponibilizado no site do evento;

b) Exclusivo para alunos de graduação vinculados a projetos de iniciação científica;

c) Cada trabalho poderá ter até três autores (a inclusão do orientador entre os autores é obrigatória);

d) Cada autor poderá submeter até três resumos expandidos ao evento;

e) Pelo menos um dos autores deve estar inscrito e confirmar sua participação presencial no evento;

f) A submissão deve ser feita exclusivamente pela Plataforma OJS, na seção 'Resumos de Iniciação Científica', até a data de 09/03/2026. 

g) Os resumos expandidos aprovados e apresentados na forma de painéis integrarão a seção dedicada à iniciação científica nos anais do evento;

h) A impressão dos painéis será realizada pela organização do evento.

Lembretes

Cada autor poderá submeter até três artigos e três resumos expandidos ao evento;

Os trabalhos devem seguir rigorosamente o template oficial e as diretrizes disponíveis no site;

O envio deve ser feito exclusivamente pela Plataforma OJS;

Trabalhos fora do padrão ou em desacordo com as normas serão desclassificados;

A inclusão nos anais do evento e na programação de apresentações dependerá da inscrição e confirmação de participação presencial de pelo menos um dos autores.

PLATAFORMA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS - OJS

1º Passo – Acesso à plataforma

Acesse o portal de submissões:
Plataforma OJS – SHCU 2026: 
https://anais.uel.br/portal/index.php/shcu

  • Clique em “Acesso” (no canto superior direito) e faça login.

  • Caso ainda não tenha cadastro, clique em “Cadastro” (no canto superior direito) ou "Não é um usuário? Registre-se no site" e preencha suas informações de autor.

2º Passo – Início da Submissão

Após o login, acesse “Fazer uma Nova Submissão” no painel de controle e siga as etapas abaixo:

Aba 1 – Início:

  • Escolha a seção adequada relacionada ao eixo temático que pretende submeter além de escolher se será Artigos Completos (por eixo) ou Resumos de Iniciação Científica (por eixo);

  • Marque todos os requisitos de submissão e aceite a declaração de privacidade;

  • Em "Contato de Correspondência" marque que gostaria de ser comunicado sobre a submissão e concorde com os dados que serão coletados.

  • Clique em "Salvar e Continuar".

3º Passo – Upload do Manuscrito

Aba 2 – Transferência do Manuscrito:

  • Clique em “Enviar Arquivo” ou "Add File" e selecione o arquivo em formato .doc ou .docx;

  • Clique em Salvar e Continuar.

4º Passo – Inserção dos Metadados

Aba 3 – Inserir Metadados:

  • Preencha as informações em português (título e resumo e palavras-chave);

  • Em "Lista de Coautores", insira o nome completo de todos os autores na mesma ordem do manuscrito;

  • Clique em "Incluir Coautor" e para cada autor, inclua:

    • Nome completo conforme o currículo Lattes;

    • E-mail;

    • Instituição por extenso (sem siglas);

    • Breve biografia (2 frases) com titulação e vínculo institucional, finalizando com cidade e país.

    • Finalize clicando em Salvar e Continuar.

    • Em "Papel do colaborador" selecione "autor".

    • Clique em "Salvar".

  • Clique em "Salvar e continuar"

5º Passo – Revisão e Finalização

  • Aba 4 – Confirmação:

  • Revise todas as informações e clique em “Finalizar Submissão”.

  • Após a conclusão, você poderá:

  • Revisar o envio;

  • Criar nova submissão;

  • Acompanhar o status no Painel de Controle.

PLATAFORMA PARA SUBMISSÃO DE PAINÉIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A submissão do painel deverá ser feita apenas após a aprovação do resumo expandido correspondente. 

TEMPLATES  PARA DOWNLOAD

Clique nos botões abaixo para baixar o template dos artigos, resumos expandidos ou painéis de iniciação científica.

19º Seminário de História da Cidade e do Urbanismo

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